….ele assumiu e quer ver pessoas não só terças, quartas e quintas, mas segundas e sextas também!
Não entraremos aqui na discussão do mérito da questão, mas sim em como atender a essa demanda específica. Mesmo em um modelo flexível, observa-se uma clara preferência por comparecer ao escritório às terças, quartas e quintas-feiras, o que resulta na segunda e sexta-feira ficarem menos movimentadas.
Levando em conta que a empresa já implantou o Modelo Hibrido de trabalho e usa o pilar da confiança como estratégia de gestão de presença, obrigar a frequência de pessoas também às segundas e sextas está fora de cogitação, mesmo que em formato alternado.
E como trazer os colaboradores de uma forma orgânica? Nesse momento o time de facilities entra em campo, não só com um brainstorming do time, mas se relacionando com o público e entendendo o que fariam essas pessoas mais felizes no ambiente de trabalho.
Sim, vamos explorar a experiência do colaborador.
Após colher essas informações com time e colegas de trabalho, fizemos uma lista dessas ações, sem resistência e sem filtro, como pede um bom brainstorming mesmo!
Como os profissionais de facilities possuem um conhecimento profundo em como apoiar empresas na implementação de espaços extremamente saudáveis, gerando valor não só ao Negócio, mas ao seu principal ativo: as Pessoas.
E como apoiar o modelo híbrido a se manter de pé, mesmo com permanência de resistência de um CEO, por exemplo?
Existem muitas iniciativas bacanas e transformadoras e muitas delas sem grandes investimentos, apenas requerem boa vontade em se debruçar sobre o objetivo final:
- O já tão falado, mas ainda muito a ser explorado: layout! Explorar o combo biofilia, cores e tipos de iluminação tem um impacto gigante em nosso bem-estar.
- Espaços com toques decorativos que nos remetam à nossa casa trazem a sensação de conforto, de se sentir abraçado.
Ok! Você não vai animar um colaborador a sair de sua casa, encarar o trânsito até o escritório para ver decoração e planta, eu sei.
Mas, e quando juntamos também:
- Serviços in Company: Sabe aquela sala sub-utilizada ou aquele ambiente destinado à PhoneBooth sem uso na segunda e sexta? Flexibilize, transforme a finalidade nesses dias e dê um nome bacana, abuse das nomenclaturas da sua empresa.
- Capte empreendedores ou empresas maiores que já tem essa atuação, ofereça na antiga salinha de Phone serviços como: QuickMassagem, Spa dos Pés, Design Fast de Sobrancelhas. Negocie com esse parceiro uma tabela com valores diferenciados, divulgue e o colaborador vai gostar, afinal terá seu tempo otimizado e com desconto!
- Alimentação é sempre um prato literalmente cheio para proporcionar bem-estar dentro do ambiente de trabalho: café da manhã saudável com bolo, café e frutas.
- Ações com parceiros dentro do escritório, preferencialmente empreendedores. Eleja algum dia da semana para a feirinha dentro do ambiente, você pode trazer parceiros que passem uma manhã ou tarde em um stand vendendo: queijos, doces, Massas, Congelados. Além de aproveitar essa dica para datas comemorativas, sempre tem um colaborador que não teve tempo de comprar um presente: Na Páscoa, leve de chocolate, no dia das mães, maquiagem, semi-jóias….
E um happy hour dentro do ambiente? Ah! Uma boa para engajar a ida numa sexta. Se no seu espaço você não tem estrutura, existem diversas empresas que já atuam nesse modelo.
Agora, com uma gama de oportunidades, divida entre os dias da semana e peça para seu time de comunicação fazer uma bela arte convidativa!
Você atende o CEO resistente, mantém o modelo híbrido e ainda consegue implementar mais ainda o ambiente de trabalho, elevando a experiência do time!
Erika Campregher