Evolução dos escritórios corporativos e surgimento do Facility Management

Você já se deu conta o quantos os escritórios corporativos evoluíram e como eles interagem e impactam nos resultados das equipes?

Essa evolução e transformação desde a década de 1960 até hoje mudaram drasticamente o foco e a interação com os usuários, o ambiente de trabalho é extremamente importante para a criatividade, para disseminar uma cultura forte, para criar um ambiente de engajamento, satisfação e pertencimento, sobretudo para apoios nas questões relacionadas à saúde mental!

Além dos pontos acima, essa evolução traz mudanças relevantes e significativas nos modelos de trabalho, tecnologias e sistemas de gestão. Vejam abaixo:

Década de 1960’/1970’

Com a 3º revolução industrial em ascensão o foco estava na operação e os escritórios eram simples, pequenos, contendo poucas pessoas atuando administrativamente em pequenas mesas, e ou, cubículos, exceto as áreas de engenharias que necessitavam de espaços amplos e mesas grandes para desenvolvimento e leitura de desenhos técnicos, havia uma clara definição hierarquia refletida pela mesa diferenciada ou sala fechada para os postos mais altos que representava a autoridade naquele espaço.

Década de 1980/1990’

Foi marcada pela revolução tecnológica e os escritórios tiveram ajustes significativos para suportar essa transformação, ajustes que vão desde a infraestrutura de servidores, cabos e refrigeração para suportar os sistemas, assim como também as estações de trabalho sofreram alterações para comportar os dispositivos (Pc’s, telas e outros).

Os escritórios começaram a ficar mais abertos e populosos, as mesas ficaram ligeiramente maiores, e nas industriais, os escritórios foram sendo adaptados e implementado em diversos prédios reforçando a departamentalização, ao mesmo tempo que os grandes centros corporativos foram sendo expandidos.

Com o maior volume de escritórios, pessoas atuando administrativamente e a necessidade de manutenção das instalações e infraestrutura de TI, o papel de Facility Management começa a ganhar notoriedade.

Neste período era bastante evidente a autoridade do líder demonstrado pela sala fechada e mobiliário diferenciado, com medidas e tonalidade diferente dos demais! O Layout privilegiava o Líder o qual ocupava na maioria das vezes uma posição ao fundo do espaço, havia uma necessidade muito forte de monitoramento da equipe e demonstração de autoridade.

Década de 2000’/2010’

A era digital sendo consolidada e a necessidade de integração, interações globais, os escritórios passaram a ter espaços mais amplos e abertos, os chamados “Open Space”, esses espaços ficaram mais matriciais e democráticos com a unificação dos padrões de mesas entre cargos, os departamentos passaram a dividir os mesmos espaços, as famosas salas das médias lideranças foram extintas, apenas a alta liderança continuaram comas salas fechadas!

Facilities se tornou uma área fundamental nas grandes organizações, suportando as adaptações de conectividade, equipamentos de vídeo conferência, sistemas para apresentações, espaços comuns pensados para descompressão, salas de reuniões rápidas, phone calls e espaços flexíveis/rotativos. Para facilitar todo esse gerenciamento, há sistemas e ferramentas como a Wiser, que integra essas soluções de maneira eficiente.

As fábricas se tornaram um importante recurso para absorver áreas corporativas e locais suportando a estratégia de redução de custo, aquisições e fusões, aproveitando melhor os espaços ociosos e reduzindo lajes ocupadas nos grandes centros. Foi então que surgiram os Coworkings e a possibilidade de trabalhar em qualquer local “AnyWhere Office”.

Neste movimento perceberam que não era mais concebível ter espaços administrativos desconfortáveis, escuros, sem mobiliários adequado e assim os “porões” ou “puxadinhos” que algumas áreas de suporte e operações ocupavam foram sendo eliminados, passando a terem espaços adequados dentro dos mesmos padrões da companhia.

Já pensando em melhorar o clima, as áreas de Facilities juntamente com RH iniciaram a implantação das “Alamedas de Serviços” trazendo serviços externos do cotidiano das pessoas para dentro das empresas, ex: Salão de Beleza, Posto de Correspondências, Corretora de Seguros, Agência de Viagens, lavagem de veículos entre outros, trazendo mais mobilidade e flexibilidade.

Década de 2020

Os escritórios no mundo sofreram uma transformação que acelerou drasticamente o modelo de trabalho até então presencial, para o modelo de trabalho remoto, e ou, híbrido, os funcionários tiveram que reaprender a trabalhar fazendo uso dos sistemas e softwares para conexões, reuniões, apresentações, conversas privadas e até interações do famoso “Café Virtual”, afinal houve um período que inúmeros escritórios ficaram fechados e seus públicos ficaram semanas, meses e em alguns casos específicos até anos trabalhando 100% trabalho remoto.

Neste período houve um esforço muito intenso de todas as áreas, não só para gerenciar os riscos decorrentes das possibilidades de contaminações, mas também adaptação de toda a infraestrutura e serviços promovendo condições seguras para que as áreas continuassem suas rotinas.

Pós pandemia, nos fez repensar o modelo de trabalho mais adequado e os espaços que melhor suportasse os colaboradores nesse retorno com suas novas formas de interação e execução das atividades diárias, surgindo novos espaços colaborativos com aspectos presentes nas residências, biofilia, mobiliários mais descontraídos e espaços restritos para trabalhos individuais ou de concentração, refletindo um pouco do que o colaborador se habituou quando estava trabalhando em casa, o chamado “Home Office”.

Junto com toda essa transformação, veio a necessidade de trabalhar políticas e uma cultura para ajudar os colaboradores trabalharem nesse novo normal, que passou a ser predominantemente o trabalho híbrido, este tem sido o melhor formato para manter a qualidade de vida e não perder a conexão com a identidade da marca e empresa, garantindo uma saudável interação com pares, líderes, subordinados e possibilidades de carreira. A Wiser possui diversas ferramentas para essa gestão, facilitando a adaptação ao trabalho híbrido e aumentando a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Vejam que os escritórios foram se moldando em função das evoluções industriais, econômicas, tecnologias e atualmente uma grande mudança com um elemento novo composto por alguns fatores tais como: saúde, bem-estar, qualidade de vida, cultura e clima organizacional. Considerar esses fatores são fundamentais para o sucesso.

Os escritórios, assim como as demais instalações da empresa (Banheiros, Vestiários, Refeitórios, Acesso e áreas de descanso) possuem total relação com a produtividade, conexão e satisfação dos colaboradores dentro de uma organização!

Francisco Diogo Junior

Senior Workplace & Facilities Manager

Fdjunior7@hotmail.com

www.linkedin.com/in/francisco-diogo-junior-04001435

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