Como as Empresas podem contribuir com as Boas Práticas e o Bem Estar de seus Colaboradores?

O ambiente corporativo, por meio de sua área de RH, Facilities e Lideres, tem um grande papel na vida dos seus colaboradores, em termos de aquisição de bons hábitos, práticas de relacionamentos mais saudáveis e colaborativos, diminuindo a ganância desenfreada pela competição, pelos comportamentos predadores e atitudes tóxicas.

Ao desenvolver atividades educacionais, de entretenimento, disseminação da cultura e valores, as organizações vão dando pequenas demonstrações de como o mundo pode ser melhor, quando abre espaço para todos, quando o ganha – ganha é real e forte para tornar os ambientes mais produtivos, inovadores, sustentáveis com pessoas felizes e que se respeitam nas semelhanças e nas diferenças.

Veja como as soluções de gestão de espaços da Wiser podem ajudar a criar ambientes colaborativos e produtivos em wiserxp.com.

A área de RH pode promover em seu planejamento anual, uma série de atividades conectadas com um propósito de promover o empoderamento das pessoas na busca de seu Bem Estar. E como isto pode acontecer de fato?

Aí vão algumas dicas que podem ser ajustadas e implementadas conforme cada realidade, ambiente e cultura.

  • Desenvolver circuitos de conversa, diálogos assistidos por um especialista da área de saúde.

  • Estimular a aquisição de bons hábitos, de forma planejada e estruturada, juntamente com o acompanhamento da equipe de saúde ocupacional da empresa.

  • Promover parcerias com entidades que apoiem práticas ou atividades esportivas, de lazer e entretenimento, de acolhimento em necessidades específicas, quando a vulnerabilidade bate à porta e na formação de rede de benefícios conveniadas.

  • Ter a área de facilities como um grande parceiro interno na busca por criara (criar) espaços, mais aconchegantes, criativos e funcionais, onde as pessoas se sintam à vontade, para contribuir com ideias, discutir problemas e soluções técnicas, encontrar novas saídas ou melhorias para processos e produtos, se relacionarem como verdadeiras comunidades de aprendizagem e colaboração.

  • Trabalhar com as lideranças em práticas de acompanhamento, desenvolvimento das equipes, apoio a tentativa e eventualmente o erro, como forma de buscar os acertos, assim como, nas demonstrações sobre os benefícios de um ambiente mais flexível, moderno e com modelo híbrido.

Transforme a gestão de equipes e espaços com as soluções inovadoras da Wiser. Acesse wiserxp.com para mais informações.

  • Atuar de forma austera com a segurança psicológica, a inclusão e o tratamento a todo tipo de agressão, sofrimento e dor.

  • Desenvolver políticas integradas, canais de comunicação com o colaborador e espaço para o registro de situações que causem desconforto, mal-estar e abuso.

  • As áreas de maneira colegiada, podendo estar à frente da disseminação dos atributos de valor da organização, competências importantes para o negócio e pessoas, conduta ética e estímulo a amplitude de pensamento;

Isto tudo passa por Educação, Treinamento, Seleção de Pessoas, Desenvolvimento e Acompanhamento, Saúde Ocupacional, Áreas Físicas e Digitais mais adaptadas, integradas e acessíveis.

Mas principalmente, a liderança pilotando este movimento de Práticas Saudáveis, Produtivas e Inclusivas. Um ambiente construído com e por meio de pessoas, torna o negócio perene e em crescimento duradouro.

Ana Celia Gonzalez, Consultora em Educação, Saúde e Sustentabilidade.

Linkedin: anaceliagonzalez E mail: contato@axismundiconsultoria.com

Você gostará de ler também:

Felicidade e Modelo de Trabalho

Felicidade e Modelo de Trabalho

O que dizer sobre a busca pelo modelo ideal de trabalho, que nos traga felicidade, produtividade e pertencimento? Muitas pesquisas têm explorado o tema Jornada de Trabalho. Qual tem sido o melhor modelo? Como tem sido a percepção das pessoas que ocupam as diferentes...